Princípios fundamentais da Química Orgânica – I

15/08/2011 16:03

A primeira separação da Química em Inorgânica e Orgânica ocorreu porvolta de 1777 pelo químico Torbern Olof Bergman, e ficou constituído como:

  • Química Inorgânica é a parte da Química que estuda os compostos extraídos dos minerais.
  •  

  • Química Orgânica é a parta da Quimica que estuda os compostos extraídos dos seres vivos, mais precisamente cadeias que contém o carbono.

Com base nessa definição, Jöns Jacob Berzelius formulou a teoria da força vital, ou vitalismo, no qual os compostos necessitavam de uma força maior para serem sintetizados, por isso o nome força vital, ele acredita que essa força maior era a força da vida. Em 1828 Friedrich öhler, aluno de Berzelius, conseguiu sintetizar em laboratório a uréia (CO(NH2)2(s) pelo simples aquecimento de um composto inorgânico extraídode minerais, o cianto de amônio NH4OCN(s).

Após os cientistas perceberem que a definição de Torbern Olof Bergman para Quimica Orgânica não era adequada, o químico Friedrich August Kekulé percebendo que o a presença constante do carbono em compostos orgânicos propôs a definição que é aceita atualmente:

Química Orgânica é a parte da Química que estuda praticamente todos os compostos do elemento carbono.

Sendo assim, a Quimica Inorgânica é a parte da quimica que estuda os compostos dos demais elementos e alguns poucos compostos do elemento carbono, que são denominados compostos de transição, ou seja, compostos que possuem o carbono, mas têm propriedades semelhantes às dos compostos inorgânicos.

 

Dentre eles podemos citar o gás carbônico CO2, monóxido de carbono CO, cianeto de Hidrogênio HCN e o isocianeto de hidrogênio HCNO.

Com a síntese da uréia, Wöhler deu início a um grande campo de pesquisa, o das sínteses orgânicas. Hoje sãoconhecidos por volta de 7 milhões de compostos orgânicos e apenas 200 mil inorgânicos.

O Postulado de Kekulé

Entre 1858 e 1861, os químicos Friedrich August Kekulé, Archibald Scot Couper e Alexander M. Betherov, lançaram os três postulados que constituem as bases fundamentais da Química Orgânica.

1º postulado: O carbono é tetravalente.

2º postulado: As 4 ligações simples (do tipo o) de um carbono são iguais.

3º postulado: O carbono e capaz de formar cadeias com outros átomos de carbono.

Elementos Organógenos

Denominam-se elementos organógenos quatro elementos que formem praticamente todos os compostos da Química orgânica: C, H, O e N.

O carbono é tetravalente, o hidrogênio é monovalente, o oxigênio é bivalente e o Nitrogênio trivalente. Além desses elementos, há outros que também formam compostos orgânicos, só que em menor número, como o enxofre (bivalente), o fósforo (trivalente) e os halogênios (monovalentes): cloro, bromo, iodo e flúor.

Bibliografia:

https://www.quimicalizando.com/quimica-geral/quimica-organica/principios-fundamentais-da-quimica-organica-i/